12 de abr. de 2010

Jogando Xadrez

Não, isso não se trata de um jogo de tabuleiro. O assunto é política e já que estou muito interessado em tudo, resolvi falar sobre. Bom, antes eu não me importava com a situação do país, minha cidade, enfim, eu simplesmente havia decidido votar "nulo" e fingir que isso não faria diferença alguma, mas não é bem assim. Todos devem votar e procurar saber em quem estão votando. Eu sei, é praticamente impossível conhecer políticos, pois são ótimos atores, mas você precisa saber em quem está votando pra mais tarde poder cobrar o que foi prometido! Enfim, aqui eu não vou ficar falando disso, não se preocupe. Vou explicar.

Eu estava pensando nos artistas que influenciam o mundo com suas músicas, e hoje em dia a maioria dos artistas pop só querem falar de sexo, bebidas, baladas e bobagens, mas eu sabia onde encontrar músicas com assuntos delicados. Sim, eu prefiro me interessar por um assunto através de música, pois assim eu posso saber de quem é a opinião e se é realmente sincera, pois em revistas e jornais eu não sei quem escreveu, tem o nome mas eu não conheço e pra falar a verdade, eu nem quero. Bom, esses artistas têm o poder e o dever de passar informações para seus fãs, para que eles saibam que o mundo não é mais colorido como quando eram crianças. Agora chega de blá blá blá, vou direto ao ponto.

Quando escutei as músicas que procurava, com a intenção de me interessar pelo assunto tratado, eu comecei a me fazer milhões de perguntas e até agora não encontrei respostas, mas parece que ninguém tem respostas. A música chama-se Octavo Día, da Shakira, e fala sobre o inferno que o mundo virou logo depois que Deus decidiu descansar após os 7 dias trabalhando na criação de tudo. E agora somos controlados como peças de xadrez, mas a cantora não faz parte da classe de idiotas que se deixam convencer. Não é inspirador? Essa música é muito antiga, e com certeza já abriu os olhos de muita gente. Em sua turnê de 2002/2003, na apresentação ao vivo havia um telão com George W. Bush e Saddam Hussein jogando xadrez, mas eles eram marionetes controladas pela morte e se destroem antes mesmo de alguém vencer o jogo, ou seja, o poder é mais importante que a solução. Assista aqui.

(Video do telão na performance de Octavo Día - DVD Live and Off the Record)


"Pobre de Deus que não sai em revistas, não é modelo e nem artista" - frase na letra da música e claro que faz você parar e pensar. As pessoas se tornaram canibais e querem atropelar as outras, querem ter mais e mais, mas é assim que elas se sentem seguras?

Em seu segundo disco em inglês, a Shakira trata de um assunto ainda mais delicado. Religião. Na letra de How Do You Do, ela questiona a existência de Deus, pois tudo está se acabando e ele só está assistindo. "Se você escreveu o roteiro, então por que fez os encrenqueiros?" Encrenqueiros, no caso, são os bandidos e etc. Não acho que a cantora estava querendo cutucar a igreja, mas sem duvidas ela conseguiu. Em Animal City (do mesmo disco), ela fala sobre uma cidade animal (literalmente), um mundo canibal e avisa: "Seja obediente e não discuta, pois alguns estão prontos pra te rasgar". O ponto mais delicado do álbum é Timor, a última faixa. Fala sobre democracia, adolescentes com falta de preocupação e a mídia manipuladora. A cantora até se arrisca cantando o seguinte: "Está tudo bem se o mundo se rachar em 3 partes, pois vou continuar vendendo meus discos e você tem sua MTV." (um aviso para os jovens).

Outras cantoras já se envolveram na política, também. Você deve lembrar do clipe censurado de American Life, da Madonna, no qual acontece um massacre numa passarela de um desfile de moda, no qual os modelos usam roupas que fazem referência ao exército, mascarás de gás, etc. e todos que assistem ficam aplaudindo, fingindo que nada está acontecendo. Essa é a minha fase preferida da Madonna, pena que não fez o sucesso que merecia.






O clipe tem cenas de guerras, inclusive, e como você pode ver na terceira foto, a bandeira dos EUA. Só a Madonna pra ser tão direta. Mas o clipe foi substituído por um, no qual várias bandeiras vão aparecendo ao fundo durante a música. Eu não encontrei a versão original, mas tem um video que dá pra ter uma idéia, é um remix horrivel, então assista no mudo. Assista aqui.


Outra cantora que decidiu falar sobre esse assunto é a P!nk, que fez uma música para o presidente George W. Bush e a colocou em seu quarto disco, I'm Not Dead (2006). Apesar de Dear Mr. President ser muito triste, a letra é completamente sincera. E a realidade é triste, certo?! "Como você sonha quando uma mãe não tem a chance de se despedir?". Eu gostaria muito de saber a resposta. Agora que o presidente mudou, uma nova onda de esperança surgiu, mas aqui no Brasil não tivemos a mesma sorte ainda.


A apresentação ao vivo da música em seu DVD tem uma mensagem visual além do peso na letra. Assista aqui.


Enfim, eu só quero me interessar cada vez mais por esse assunto e não vejo a hora de chegar as eleições (nunca pensei que diria isso). Incrível como a música pode influenciar, não é? Pena que alguns preferem ser influenciados por músicas que só falam de festas, bebidas, putaria e sonham em ser cool. Ok, né... que seja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Demais!

Diih disse...

Como sempre... ahazou!

Postar um comentário