14 de abr. de 2010

Cores


Lembro de quando eu ganhava lápis de cor e caderno. Era tudo que eu precisava quando era criança e acredite, eu ficava horas e horas deitado no chão do meu quarto e desenhando. Sem preocupações, sem tarefas, obrigações. Apenas uma criança. E hoje, pensando nisso, eu decidi falar sobre cores, que estão por toda parte, em todos os lugares e pessoas.

Agora não somos mais crianças e os bons tempos nunca voltarão, certo? O jeito é se conformar, mas ainda podemos brincar com as cores e mistura-las para obtermos novas cores. Assim como números, elas nunca terminam. Você só precisa de três cores pra ter todas.

Com roupas não é tão simples, mas nada complicado desde que você saiba enxergar. E não, não basta olhar! Você tem que saber enxergar! Assim como é preciso saber ouvir e não apenas escutar. E adivinha? As cores também falam. Na verdade, elas gritam quando não estão em harmonia.

Um exemplo muito exagerado. Além da bagunça de cores, temos as listras e estampas de flores na saia e no lenço. Ok, a foto não deve ser tão recente e senhora da foto com certeza (espero) se veste de forma melhor hoje em dia, mas isso é só um exemplo.

Quando comentam comigo sobre as roupas dos outros, eu acho inutil julgar, afinal, cada um se veste como quiser e não se preocupar com moda não é crime. Antes eu julgava até as roupas da minha mãe, imagine. Agora se precisam de uma ajudinha, eu estou sempre disponível pra ir às compras. É só chamar! É por esse entre outros motivos que prefiro conviver com pessoas não-estúpidas enquanto posso, assim não tem como eu olhar pra roupa antes de olhar nos olhos de alguém (profundo, né?). Assim como em uma caixa de lápis de cor, ninguém é igual e ninguém tem que se encaixar em lugar algum.

Mas voltando ao assunto, veja algumas formas inteligentes de combinar cores:
(retirado do site semanais.abril.com.br)

Para não errar:
  • Monte um visual só com cores quentes ou apenas com as frias.
  • Para fugir do look monocromático, invista em acessórios metalizados.
  • Avessa a misturas ousadas? Comece com uma única peça bem colorida. Ex: uma bolsa.
  • As comedidas não devem usar mais do que duas cores ao mesmo tempo. Lembrando: cada cor possui inúmeros tons. Logo, jeans e blusa azul são uma cor e, por isso, comportam outra.
  • Dourados vão com tons quentes; prateados, com frios.
  • Use cores contrastantes com tons neutros.
  • Evite combinar tons fortes com preto, que destaca a peça colorida além da conta.
  • Tonalidades fortes pedem acessórios igualmente imponentes.


  • Cores primárias: Não são obtidas por nenhuma mistura.


    Cores secundárias: Resultam da junção de duas cores primárias: verde (amarelo + azul), violeta (azul + vermelho) e laranja (vermelho + amarelo).

    Cores secundárias: Preto, branco, cinzas e marfins. São curingas e combinam com quase todos os tons. Apenas respeite a temperatura dos neutros: marfins são quentes e cinzas são frios. O preto destaca e o branco suaviza as cores.

    Importante: o azulmarinho, por ser o tom tradicional do jeans, pode ser considerado neutro. Lembre-se, no entanto, que ele também é uma cor fria e derivada do azul.

    Minha parte favorita:

    Contrastantes

    Estão opostas no círculo de cores: verde e vermelho, amarelo e violeta, laranja e azul. Uma cor primária contrasta sempre com uma secundária e vice-versa. Servem para se destacar entre si. Por exemplo, se comprou uma blusa azul, experimente usá-la com uma bolsa laranja, que ajudará a realçar sua mais nova aquisição. E para balancear o look, recorra a uma tonalidade neutra: pode ser um jeans (tom de azul) ou short bege (cor neutra, que combina com o azul, e quente, que vai bem com o laranja).

    Análogas

    Aparecem lado a lado no disco: amarelo e laranja, vermelho e violeta, verde e azul, verde e amarelo, azul e violeta, vermelho e laranja. Há nelas uma mesma cor básica, ou seja, laranja é análoga ao amarelo e ao vermelho porque foi gerada pela união das duas. Combinam bem e dão a idéia de uniformidade. Para apimentar uma composição com análogas, acrescente um tom contrastante. Exemplo: calça verde-musgo, top amarelo e bolsa vermelha. (Não concordo com essa combinação. Um top branco é melhor. Ou uma calça cinza com o top amarelo e bolsa vermelha).


    É importante lembrar que pra combinar, a sua bolsa não precisa ser da cor dos seus sapatos. Isso é ridiculo. Sua sombra não tem que ser da cor da sua blusa. Combinar é juntar cores diferentes fazendo com que todas fiquem em harmonia e se possível, deixar apenas uma em destaque. Nessa matéria acima, falaram sobre o Jeans e blusa azul. Eu odeio combinações de Jeans azul com qualquer tipo de azul, seja na blusa, sapato, que seja. Prefiro Jeans de lavagem clara. Bom, eu já usei Jeans azul com blusa azul quando não quis parar pra pensar em combinações. EU TAMBÉM tenho preguiça as vezes, ok?! Não respiro moda! Em casa eu só tenho olhos pro meu moletom, minhas camiseta preta ou uma do Mickey e meias. Viu só? Qualquer pessoa que tem coragem de usar camiseta do Mickey tem seu estilo. Isso é fato!



    Depois que montei essa foto, reparei que o amarelo tomou conta. Eu acho que é uma das cores que mais dão destaque, se usada de forma correta, claro, pois muito amarelo é cruel. Assim como o verde claro, é uma cor brilhante. Um cinto, sapatos, bolsa nessa cor é sempre legal. O amarelo pode muito bem ser substituído pelo verde na primeira imagem. Assim como o cor-de-rosa na segunda.

    Enfim, pra quem adora cores e não tem medo de usar, vale a pena começar a fazer combinações legais, ou até mesmo arriscadas, pois o resultado pode ser melhor ainda. Nada como o exemplo da senhora listrada e florida, claro, mas saiba que listras, estampas, xadrez, etc., podem combinar SIM! Você só precisa tomar muito cuidado, sempre dando destaque pra um ou outro e por favor, xadrez e listras, ou listras e estampas, etc., ok? Não misture tudo pra depois colocar a culpa em mim!


    2 comentários:

    Roberty disse...

    muito bom! parabns

    euri da foto da mulher HuahauhHAua

    Gui disse...

    euri da foto da mulher HuahauhHAua[2]
    Achei tendencia ela.hsuahsausha -n
    Adorei o que vc disse sobre os lápis de cor. Quando eu era pequeno
    minha diversão era desenhar tbm.
    E amei a matéria em si! Aprendi muito! E pare de postar só roupas de fêmeas! Coloque umas de homens tbm. rshusahuasa

    Postar um comentário