22 de mai. de 2010

Top: CDs


Depois de um tempinho, aqui estou. Vou falar um pouco sobre os meus discos favoritos. Eu comecei com 10, mas deixei apenas 7.


7. Under Rug Swept - Alanis Morissette


Escolher entre esse e o So-Called Chaos foi bem difícil e como estou tentando não repetir artistas, fiquei com esse, que conheci primeiro. Eu não diria que o Under Rug Swept tem letras complicadas, afinal, não tem músicas como Front Row ou The Couch, mas o difícil é acompanhar e conseguir cantar algumas. 21 Things I Want in a Lover, Narcissus e Hands Clean, por exemplo. Demorei anos pra decora-las. Essas abrem o disco com garra e já ganham seu coração. Aí chega em Flinch e você não pode mais escapar! A música é triste, te deixa triste e você não consegue parar de ouvir. Principalmente se você se identificar, que foi o meu caso. Aqui a Alanis chegou perto do Jagged Little Pill na potência comercial, mas na qualidade ela superou, na minha opinião. That Particular Time é outra balada triste que eu amo, mas é completamente diferente de Flinch. Bom, ela nunca faz uma música parecida com a outra...


6. As I Am - Alicia Keys


Esse disco cabe perfeitamente em 3º lugar, mas vou deixa-lo aqui mesmo. Em um belo dia eu assisti o clipe de Like You'll Never See Me Again, o segundo single, e quando terminou eu fui desesperadamente atrás do CD. Esperava encontrar músicas parecidas ou até melhores, e não deu outra! São muitas baladas lindas e tristes e sua voz está perfeita em cada uma. Like You'll Never See Me Again, Tell You Something, Lesson Learned, I Need You e Sure Looks Good to Me são minhas preferidas e é muito difícil escolher minhas preferidas desse disco. Além de tudo, e como sempre, tem músicas mais animadinhas, como Go Ahead e Wreckless Love. Eu não tive outra escolha, virei fã assim que terminei de ouvir o disco.


5. Laundry Service - Shakira


Nesse você encontra a Shakira sexy e que pensa. Não só sexy. Seu primeiro disco em inglês e sucesso mundial, com músicas agressivas e letras devoradoras de homens, como em Objection e Poem to a Horse. E quando digo agressivas, não é necessariamente sobre a batida da música, mas a idéia por trás de tudo. A letra de Objection foi composta pela Shakira. Somente por ela. E as rimas não são bobinhas, o refrão não repete a mesma palavra 500 vezes. Outras músicas como Whenever Wherever, Rules e Te Dejo Madrid são bem alegres, te colocam pra cima, independente de qual for seu humor. Mas o melhor do disco está nas baladas, claro. Underneath Your Clothes, The One e Que Me Quedes Tu nunca saíram das minhas favoritas. Seu melhor disco!


4. Try This - P!nk


É complicado explicar meu amor por esse disco. Não posso usar palavras. Eu ouvi e senti que tinha algo especial. Eu tinha 13 anos quando comprei e estava numa época muito boa da minha vida, e esse disco chegou pra registrar isso musicalmente. Músicas divertidas como Trouble e God is a DJ levantam até os mortos. E outras mais tristes como Catch Me While I'm Sleeping e Love Song derrubam até o mais fechado dos seres humanos. Mas as minhas preferidas são Waiting for Love e Save My Life, que contam histórias de outras pessoas ou podem muito bem ser sobre a própria cantora, que sou um disfarce nas letras. O disco tem vários estilos, mas a maioria tem uma pegada "Velho Oeste". É sem dúvidas um grande álbum, apesar de ser um dos menos populares da P!nk.


3. Destiny Fulfilled - Destiny's Child


Apesar de não suportar a Beyoncé, eu gosto muito de suas músicas, mas sempre gostei mais do grupo. O melhor grupo feminino, na minha opinião. Bom, esse disco foi o último de estúdio e me surpreendeu muito, pois os 3 discos anteriores não têm nada de interessante além dos singles. São bem chatos, na verdade! O disco começa com dois dos meus batidões preferidos, Lose My Breath e Soldier, duas músicas únicas e completamente distintas. Depois o disco vai diminuíndo a velocidade, com o R&B sofisticado e sexy de T-Shirt. Impossível não gostar dessa música! Outras como Is She The Reason, If e Through With Love são baladas de peso, que combinam com qualquer pessoa traída e cansada de um relacionamento. A voz da Kelly está deliciosa nessa album. 11 músicas insubstituíveis.


2. Butterfly - Mariah Carey


Escolher o melhor disco da Mariah é uma tarefa muito difícil pra alguns, mas pra mim é como 2+2. O disco é, inclusive, o preferido da própria cantora, e não é pra menos, pois foi a sua libertação. Pra quem pensa que ela só se libertou no Emancipation, comece a ler as letras das músicas. No Butterfly você vai ver (ouvir, no caso) 3 tipos de libertação: Musical, Visual e Emocional. Musical: seu estilo mudou do pop para o R&B contemporâneo com influências no pop, fato evidente em Honey. Ou somente R&B, sem influência alguma, como na misteriosa The Roof. Visual: bom, logo na capa já dá pra ver a ousadia da cantora que só usava roupas de senhora. Emocional: toda a dor que sentiu durante o casamento frustrado, infancia, adolescência e romances está registrada no disco. Outside foi escrita quando ela ainda estava na escola e é uma de suas melhores músicas.


1. Stripped - Christina Aguilera


Sim, definitivamente o melhor CD que já ouvi! Foi meu parceiro em muitos momentos dificeis, momentos alegres, momentos safados, enfim, tudo! E ainda é e sempre será. A Christina mostra tantos lados diferentes nesse disco que somente um fã pra entender o que ela quis passar com esse título, "Stripped". Ela não tirou a roupa pra mostrar que é uma vadia, mas pra mostrar a sua verdade, o que ela realmente é por dentro. Se você ouviu Dirrty e julgou o disco inteiro como vulgar, só lamento. Músicas como Keep On Singin' My Song, The Voice Within e Beautiful são inspiradoras, e outras como Cruz e Make Over dão aquela sensação de liberdade, quando podemos fazer tudo! Uma viagem por diversos estilos musicais, cada música é uma história e pra mim foram grandes lições.

Morri quando terminei e vi que não tinha o Back to Basics da Christina e nem o Missundaztood da P!nk, mas achei melhor não repetir artistas. Enfim, é isso.

Um comentário:

Gui disse...

Stripped brilhando como sempre em #1! De uns tempos para ca que percebi o quão Stripped é um album estupendo. É fora do normal as letra das músicas, melodia, voz tudo! Você pode ver que tudo se liga. Uma música a outra, assim como a ela (Christina) e com nós mesmos. Stripped é uma verdade na vida das pessoas, além de um cd indispensável.

Postar um comentário