25 de mai. de 2010

Música diferente

Apesar de conhecer a maioria ha muito tempo, só fui com a cara delas ha pouco! O motivo? Eu não consigo ouvir algo que não me agrada de primeira, não fico forçando meus ouvidos pra gostarem. Muita coisa me conquista logo na primeira "ouvida" e outras não. E não é por ser música diferente, pois tem música pupular que não me agrada, também. E quando eu digo "diferentes", eu quero dizer "não-pop-comercial-que-todos-escutam-nas-rádios", ok?! Bom, você vai entender onde quero chegar no final do post.

Vou começar com um disco com um estilo que eu abominava até conhecê-lo.

Flesh Tone - Kelis

Esse disco chegou até a minha pessoa através de um amigo, e apesar de conhecer o gosto musical desse amigo (que escuta do pop mais chiclete ao indie super bem elaborado) eu baixei o disco, pois ele disse que tinha muitos batidões e bom, em suas próprias palavras, "muito foda!". Comecei a ouvir e já saquei o estilo na hora! E odiei! Ouvi as 9 faixas pela metade, completamente entediado com todas. Excluí o cd e procurei outros da mesma cantora, que é famosa e eu sabia que seu estilo era R&B, por isso baixei o Flesh Tone. Depois de me apaixonar por um de seus discos antigos eu fiquei pensando muito no que eu havia excluído, mas não só pensando! Eu estava muito afim de escutá-lo. Aí fui atrás e baixei novamente. O estilo é eletrônico de pista, algo que eu nunca imaginei que fosse escutar. Mas de qualquer forma, eu estava pensando que só comecei a gostar do disco dela pois sabia que suas raízes eram do Hip Hop/R&B. Mas isso foi assim até o próximo disco que escutei...


Body Talk pt. I - Robyn

Essa cantora eu conheci por pura curiosidade. Vi seu nome em algum lugar no last.fm e fui atrás de videos no youtube. Incrível como eu já aceitei o estilo logo de cara! A música que ouvi foi "Fembot", seu novo single. Aí eu resolvi procurar o disco inteiro ao invés de baixar somente a faixa. Todo no mesmo estilo (que não é igual o estilo do Flesh Tone. É mais leve) em suas 8 faixas, com exceção de uma acústica. Mas a voz dessa cantora não é forte. Não tem influência alguma em R&B (que é um dos meus estilos musicais preferidos) e pode muito bem ser comparada à voz da cantora do Little Boots. Eu odeio Little Boots! (Bom, vou baixar o CD dela novamente, vai que eu curto. Então esqueça que eu odeio). Enfim, depois desse disco eu vi que não foi um "milágre" com o da Kelis. Procurei um disco antigo dessa mesma cantora, e é no mesmo estilo, mas muito ruim! Cansativo. Chato. Fiquei satisfeito, pois não comecei a gostar de "qualquer porcaria que parece ser diferente", mas sim do que é realmente agradável nesse estilo que não tem "alma", digamos assim. o R&B te conquista mais pelo coração do que pelo ouvido. O pop gruda na sua cabeça e te obriga a gostar.


Ghosts - Siobhan Donaghy

Outra que conheci por curiosidade, apesar de saber que fazia parte de um grupo feminino chamado Sugababes, que eu odeio. Procurei alguma música no youtube e odiei. Mas gostei tanto da capa do disco que não me dei por satisfeito! Procurei o disco e é completamente diferente do que eu esperava! É um pop mais alternativo, experimental, com influências diversas. Ou seja, não gruda na cabeça, mas conquista os ouvidos e apesar de sua voz ser gentil, muda completamente nas últimas faixas do disco, dando um clima sombrio (quem tem tudo a ver com a capa) e foi aí que eu me apaixonei! Não demorou pra eu sacar a proposta do disco completo. É perfeito pra uma viagem, pra ouvir antes de dormir, num dia de inverno, etc. O único problema é que ainda não consigo escrever o nome dela...


Santogold - Santigold

Essa cantora eu conheci em 2008 ou ano passado, não lembro, mas achei insuportável. Todos estavam escutando seu disco, pois estava entre os produtores e colaboradores do novo disco da Christina Aguilera, Bionic. Esqueci a mulher e recentemente, subtamente, do nada, inesperadamente, resolvi baixar seu álbum. Nem me surpreendi quando vi que estava curtindo e adorando cada música! Não é parecido com nada que citei anteriormente. É uma mistura de estilos que vão do New Wave ao Funk com fusões de Reggae. Muito difícil de definir. O fato é que o álbum termina e você nem percebe, pois não cansa.


Sol-Angel and the Hadley St. Dreams - Solange Knowles

Com tudo isso acontecendo, fui correndo ouvir o cd da Solange, pois é bem experimental, também. E queria escutá-lo com meus novos ouvidos. Já gostava bastante dele desde que foi lançado e ela tem muito talento. Não está fazendo o que faz só por ser irmã de uma cantora que faz sucesso com qualquer música que lança. Músicas animadas, com letras bem escritas e enfim, só ficou melhor!


Travelling Like the Light - V.V. Brown

Outro disco que eu já conhecia e curtia ha algum tempinho, porém nunca ouvi com atenção necessária pra sentir as músicas. Um som com influências dos anos 50, músicas divertidas, mas o melhor do disco está nas baladas. O engraçado é que eu quase apaguei esse cd da minha biblioteca ha algum tempo, mas resolvi deixar, pois sempre escuto esses cds "desconhecidos" quando estou cansado das músicas que escuto. Por sorte, agora tenho bastante coisa nova pra ouvir.

E o melhor ficou pro final...

The ArchAndroid - Janelle Monáe

Mais uma que conheci por curiosidade e amei logo de cara! Suas influências vão da Soul Music ao Rock N Roll. Fã de James Brown, ela consegue fazer misturas inacreditáveis em suas músicas, deixanto tudo, exatamente tudo, muito original e único. Eu realmente não me lembro de escutar um disco e me sentir tão bem com sua vibe. A proposta da cantora começou em um EP, que contém a Suite I. Nesse álbum tem as Suites II e III. Na Suite II, as músicas são dançantes com letras inspiradoras e histórias dos personagens que ela inventou. Na Suite III o clima fica mais "sombrio", com clima espacial e influências eletrônicas, continuando com as histórias nas letras. O quarto disco ou EP da cantora vai trazer o final dessa história maluca, que envolve assuntos sérios, como as pessoas ficando cada vez mais fúteis e estúpidas, esquecendo do valor das coisas que realmente importam. Perfeito do começo ao fim e nada clichê! Tudo que a Lady Gaga sonha em fazer.

Um comentário:

Gui disse...

haushausahusah adoro o veneno!
Vou ver se arranjo tempo pra ouvir.

Postar um comentário