6 de mai. de 2010

Música Brasileira


Eu sempre tive um certo preconceito com músicas de artistas brasileiros, apesar de conhecer muitas. Nem sei se a palavra certa é "preconceito" mesmo, mas de qualquer forma, eu evitei por um bom tempo e de um tempinho pra cá, eu comecei a ouvir músicas que já conhecia e conheci músicas novas que são maravilhosas.

Como tudo começou? Bom, eu estava visitando uma das minhas comunidades do orkut, (sempre faço isso quando não tenho coisa melhor pra fazer) chamada Discos de Vinil e lá eu vi uma enquete sobre os discos da Gal Costa. Um dos títulos de seus discos me chamou atenção, "Profana". Procurei e baixei. E não é que tem músicas boas no cd?! Fiquei apaixonado por Nada Mais, uma balada do disco. Claro que fui procurar mais discos dela, mas não tive muita sorte, pois não gostei da maioria. É sempre assim, eu gosto de algumas e o resto eu até deleto, mas tudo bem. Foi assim que começou esse meu interesse por artistas brasileiros e voltei a escutar Cássia Eller, Marisa Monte e Legião Urbana. Não é ótimo?! E também, eu estava cansado das músicas que tinha, todas em inglês, sempre os mesmos cantores internacionais e agora coleciono baladas nacionais.

Lembra quando os Tribalistas eram modinha e Velha Infância e Já Sei Namorar tocavam em todo canto? Pois bem, eu odiava tanto que nunca escutei o disco inteiro, mas baixei ele semana passada e fiquei apaixonado. É muito muito bom! De novo mesmo, só esse e os da Gal. Os outros eu já conhecia mas não cheguei a me interessar muito na época. E parece que o Brasil nem é mais conhecido pela MBP, mas sim pelo funk. Não vou negar, já curti alguns batidões de funk, mas acho nojento, dependendo da letra.

Até meus 10 anos eu não conhecia músicas em inglês. Só escutava É o Tchan e Sandy & Junior. Sim, isso mesmo. Baixei o novo CD da Sandy, inclusive. Tem uma música bem bonita (Ela/Ele). E também baixei uma do É o Tchan, mas foi só pra lembrar dos bons tempos da infância aah haha. Enfim, estou falando sobre isso pois imagino que muitas pessoas pensam que música brasileira não presta e que só tem funk com letras porcas. É mais fácil pensar assim, mesmo Mas não é verdade. Minha mãe é chegada num samba e por isso conheço vários, até sei as letras, e são muito bons. Não é o tipo de música que eu colocaria no meu mp4, claro, mas quando tá tocando eu não reclamo. O importante é ter música!

Essas são algumas das músicas que mais escutei nos últimos dias:


Relicário, da Cássia com o Nando Reis, é uma das músicas mais lindas que existe e quando escutei depois de exatamente 8 anos, foi como se eu tivesse voltado no tempo, pra uma época muito boa. Agora não consigo parar de ouvir essa bendita música. Nada da minha lista é recente e algumas são bem antigas, mas recomendo todas! Tem mais coisa, claro, mas eu não tenho tempo pra fazer uma lista bonitinha com tudo. Enfim, Cássia Eller, Djavan, Elis, Marisa Monte, Gal, Danni Carlos, Ana Carolina, Maria Rita, Alcione, Rita Lee, etc. Muita gente! As únicas que não me agradam muito são Ivete e Daniela, mas gosto muito dessa balada da Daniela e de algumas da Ivete.

Nada Mais, da Gal, é a melhor coisa que alguém pode querer escutar em momentos de 'fossa'. Ou não, pois é muito triste e algumas pessoas preferem coisas mais animadas nessas horas. Mas procure e baixe, aposto que vai amar! Ah, a música é uma versão de Lately, do Stevie Wonder. Quer mais?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário